Tramontina Belém contou com a ZON Design para desenvolver uma coleção de móveis para áreas externas e jardins. Uma coleção alinhada às tendências atuais do segmento do mobiliário: móveis em madeira – a vocação do cliente –, visual leve e processos de fabricação ajustados. Uma coleção urbana e contemporânea.
A cadeira Tarsila é o ponto alto da coleção e foi desenhada tendo como inspiração o Modernismo no Brasil – movimento que repercutiu muito nas artes e na arquitetura brasileira.
A partir do design da cadeira foram desdobradas as demais peças da coleção de móveis.
Nossa inspiração foi o pensamento de Oscar Niemeyer:
“Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.”
Tal pensamento guiou a resolução do desafio da cadeira Tarsila: a modelagem das barras redondas de aço e o uso mínimo da madeira.
Como moldar as barras para fazer a estrutura?
Quais seriam os movimentos, as curvaturas, para moldar os pés, a base e o encosto de forma mais harmoniosa e continua possível?
Como definir o design que se estenderia à toda a coleção?
Uma vez vencido tal desafio, o acréscimo de algumas réguas de madeira em formato retangular foi suficiente para configurar assento e encosto. E assim estava definida a cadeira Tarsila!
Uma peça digna de admirar, antes de sentar-se.
Quanto ao nome Tarsila, nada mais natural do que um naming feminino, de personalidade, que pudesse remeter ao conceito do design; e uma justa homenagem à artista expoente do movimento modernista brasileiro nas Artes: Tarsila do Amaral.
ZON Design informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar