Zon Comunidade Santa Casa

“Carinho com quem cuida”

Um projeto envolvente.
Uma entrega gratificante.

A convite da Santa Casa, de Misericórida de Porto Alegre, em 2016 a ZON Design passa a colaborar em projeto para a melhoria de espaços destinados ao convívio e ao lazer dos funcionários da Instituição. Profissionais do RH, juntamente com o Departamentode Engenharia da Santa Casa identificaram 09 espaços que poderiam receber intervenções arquitetônicas objetivando a melhoria da qualidade de vida desse público interno.
Inicialmente o projeto foi chamado de “Caminho do Lazer”. Com a evolução do projeto, agora é “Carinho com quem cuida”.

O envolvimento da ZON nesse projeto foi muito além de projetar intervenções estéticas nos espaços: a ZON contemplou o projeto a partir do conceito do Design Thinking. Nessa abordagem, que considera a direta colaboração do usuário nas soluções de design, foi elaborada uma Pesquisa para identificar os reais anseios dos funcionários e assim acolher suas necessidades com relação a cada um dos 09 espaços identificados.
A análise dessa Pesquisa, agregada a investigações aprofundadas entre a ZON e a Santa Casa, orientou uma estratégia de intervenção com uma entrega muito maior que a inicialmente proposta para o projeto.
Como resultado, a ZON elaborou um Documento do Projeto, mostrando a intervenção sugerida em cada espaço, com as demandas e consequente solução arquitetônica/de design. Esse Documento serve para a captação dos recursos, junto a parceiros e à comunidade, para tornar realidade as melhorias projetadas.

Primeira Entrega do “Carinho com quem cuida”

O primeiro espaço onde foram materializadas as intervenções propostas pelo “Carinho com quem cuida” foi o Refeitório Geral [antes].
Para sua otimização, além das aspirações e demandas identificadas na Pesquisa, fomos investigar, de perto, como os funcionários fazem suas refeições e se relacionam com o espaço. Recolhemos sugestões e acompanhamos o almoço no Refeitório.
A partir da reforma, o então Refeitório passou a se chamar “Restaurante da Casa” [depois].

O Resturante da Casa foi inaugurado e entregue à Instituição no Aniversário de 2013 da Santa Casa de Misericórdia, em 19 de outubro de 2016.